Três conselheiros tutelares e uma mulher são mortos a tiros em Poção - PE



A cidade de Poção - PE , a classe tutelar  brasileira no final da noite de sexta feira (6) recebe a triste noticia envolvendo 3 membros do  Conselho Tutelar sendo os senhores  Lindenberg Vasconcelos, Daniel Farias,  a senhora  Carmem Lúcia  e  a Senhora Ana Rita Venâncio e uma criança, os conselheiros tutelares, a senhora  foram assassinados a tiros , a criança foi atingida de raspão, com a chegada do SAMU a criança foi conduzida para um hospital local. A policia tem a principio  o pai da criança como principal suspeito. 
  Segundo a polícia, os três conselheiros tinham ido até Arcoverde, no Sertão, pegar a criança que vivia com o pai e que, por conta de uma decisão judicial, tinha perdido a guarda do menino para a avó materna da criança, Ana Rita Venâncio. Os Conselheiros estavam entregando o menino para avó, quando foram surpreendidos e assassinados. 
                                                       Foto; retirada da internet. 
 O governador Paulo Câmara divulgou uma nota sobre o assunto:                                                   O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Defesa Social, acionou quatro equipes da Polícia Civil para investigar o quádruplo homicídio ocorrido na noite desta sexta-feira (6), no Sítio Cafundó, município de Poção, no Agreste do estado. As equipes, com um delegado cada, são especializadas em investigação de homicídios, e foram acionadas de Caruaru e Belo Jardim para Poção, tão logo o fato chegou ao conhecimento da Polícia.                                                                                                       A força-tarefa é coordenada pelo delegado Erick Lessa, Gestor de Controle Operacional do Interior 1, que engloba o Agreste e Zona da Mata. Mas ainda nesta noite, o diretor do Interior 1, delegado Darley, assumirá o comando da força-tarefa. O Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados.                                                                                                                      Todo o efetivo da Polícia Militar da região se encontra à disposição da Polícia Civil para eventuais diligências que contribuam para o esclarecimento do caso. A determinação expressa do governador Paulo Câmara é que o crime seja rapidamente elucidado e para isso recomendou todos os esforços do Estado.
   Com todo nosso respeito,solidariedade a família dos nobres colegas , reproduzimos as fotos abaixo que retrata a imagem dos conselheiros tutelares brasis a fora, mulheres e homens de bem imbuídos da fé e na crença de dias melhores para nossas crianças e adolescentes, pequenos cidadãos que são sujeitos de Direitos e merecedores de toda  proteção que a suas condições de pessoas em desenvolvimento carece. O Dever de cuidar é de todos nós adultos, mas como já dito mulheres e homens abraçam tal dever como uma missão, o que tem levado alguns a perderem a própria vida, como aconteceu com nossos nobres colegas.  

                                                           Foto; retirada da internet. 
Cabe ressaltar a importância de uma investigação detalhada, transcendendo á importância em se encontrar o culpado pelos homicídios , pois, não podemos em momento de dor fechar os nossos olhos a detalhes importantes, como; Porque estavam cumprindo busca e apreensão  de uma criança cuja guarda foi determinada por uma autoridade judicial (legitimo ) que para tal, deveria determinar que á ação fosse realizada por equipe de apoio do judiciário ou seja oficial de justiça, assistente social e se necessário com o apoio da Policia Militar. Porque os nobres conselheiros estavam sem o suporte da policia ? Porque um dos conselheiros também cumpria a função de motorista ? O crime principal é o tirar a vida, bem maior do homem. Mas os crimes administrativos também devem ser investigados. 
A classe tutelar por meio de seus representantes legais, Associações , Fóruns Nacionais, Estaduais , Regionais  e etc. tem que apoiar a família na busca por estas resposta, os coordenadores e presidentes de tais órgãos,bem como todos nós,  devemos aproveitar este momento trágico e  Refletir o que podemos fazer para coibir ações abusivas impostas á Conselheiros Tutelares, refletir se não é o momento de vincular o Órgão Conselho Tutelar aos Estados envés dos Municípios...São estas dentre  tantas outras reflexões a serem feitas.
Não podemos permitir que a Morte de nossos Nobres Colegas seja em vão.      
Islei Peixoto. 

Fonte:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/policia/noticia/2015/02/06/tres-conselheiros-tutelares-e-uma-mulher-sao-assassinados-em-pocao-167406.php
 Fotos; retirada da internet. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes

Forum da Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte de Conselheiros e ex Conselheiros Tutelares

Os Filhos do lixo