Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes

Esta lei dispõe sobre a proteção integral á criança e ao adolescente, considera-se criança, para efeitos desta lei, a pessoa até doze(12) anos de idade incompletos e adolescentes aquela entre doze (12) e dezoito (18) anos de idade. (Art. 1º e 2º do ECA).”



Está cartilha pretende mostrar a você educador, cidadão, criança, adolescente, poder público, gestores e sociedade que é dever assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes á vida, á saúde, á alimentação, á educação,ao esporte, ao lazer, á profissionalização, á cultura, á dignidade, ao respeito, á liberdade e a convivencia familiar e comunitária independentemente da idade de cada um.


Sempre que toda criança e adolescente tiver dúvidas a respeito de seus DIREITOS E DEVERES, deverá procurar o CONSELHO TUTELAR.


Porque o CONSELHO TUTELAR tem o compromisso de garantir e assegurar com absoluta prioridade á efetivação dos DIREITOS E DEVERES da criança e do adolescente.


    O Conselho Tutelar é responsável:


I- Atender e aconselhar crianças e adolescentes
II - atender e aconselhar os pais e responsáveis na tutela ou guarda de seus filhos
III - Informar os direitos e deveres (limites) da criança e adolescente
IV - Ouvir queixas e reclamações dos direitos e deveres ameaçados e/ou violados
V - Requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, providencia, trabalho e segurança
VI - Garantir e fiscalizar os direitos e deveres da criança e do adolescente
VII - Participar de ações que combata a violência, a discriminação no ambiente escolar, familiar e comunitário


   DIREITOS


*O que é justo conforme a lei:

*Privilegio que alguém tem de exigir
conjunto de normas e regras
proteção integral.
*À vida e saúde
*À liberdade, respeito e dignidade
*À convivencia familiar e comunitária
*À educação, cultura, esporte e lazer
*À profissionalização e proteção ao trabalho.


   DEVERES


*Cumprir regras e normas
*Obedecer a ordens dos pais, familiares e professores
*Participar da convivencia familiar e comunitária
*Estudar e frequentar a escola
*Respeitar todas as pessoas independentes de raça, cor, sexo, religião ou classe social
*Praticar os bons costumes
*Conhecer os valores da escola, da família, e da sociedade
*Preservar os espaços públicos e meio ambientes
*Procurar o conselho tutelar sempre que tiver dúvida sobre direitos e deveres a serem cumpridos.


  DIREITOS:


  VIDA E SAÚDE:


*Nascimento e desenvolvimento sadio e harmonioso
*Condições originais de saúde e vida
*Garantia pelo atendimento pelo sistema unico de saúde(SUS)
*Atendimentos especializados
*Medicamentos, próteses, orteses e outros recursos relativos ao tratamento de habilitação e reabilitação
*Tratamento especializado em depemdencia química(álcool, cigarro, maconha, cocaína…)
*Saneamento básico ( rede de esgoto, tratamento de água)
*Prioridade absoluta no atendimento hospitalar e ambulatorial
*Politicas públicas voltadas á criança e adolescente.


  LIBERDADE, RESPEITO E DIGNIDADE:


*Ir e vir em lougradoros públicos e espaços comunitários
*Participar da vida familiar e comunitária
*Brincar, praticar esportes e divertir-se:
*Condições humanas de existência (moradia descente, ruas das cidades limpas e pavimentadas)
*Liberdade de expressão (expor as idéias dentro do contexto):
*Ser respeitado como cidadão de direitos e deveres:
*Ser respeitado como pessoas humana em processo de desenvolvimento psicologico e físico.


  CONVIVENCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA:


*Ser assistido, criado e educado por uma família
*Receber sustento, moradia, higiene e vestuário
*Convívio com a família (ser amado e respeitado)
*Socializar-se com outros crianças e adolescentes
*Ir e vir em ambientes familiares (com pais de moradias diferentes).


  EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER:


*Igualdade de condições para acesso e permanência na escola
*Ser respeitado por seus educadores e funcionários:
*Organizar e ajudar nas atividades escolares
*Acesso a escola pública e gratuita próxima a sua residência
*Atendimento educacional especializado aos portadores de necessidades especiais na escola regular
*Programações educacionais, culturais, esportivos e lazer:
*Organização e participação em entidades estudantis
*Ensino fundamental, obrigatório e gratuito inclusive para os que a ela não tiveram acesso na idade própria
*Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuita ao ensino médio
*Atendimento em creche e pré-escola ás crianças de zero a seis anos de idade.


  DEVERES:


*Respeitar ordens do pai ou responsável legal, familiares, escola, idosos e comunidade em geral:
*Respeitar os horários estabelecidos para crianças e adolescentes
*Não permanecer em casas de jogos, bailões, bares e similares além do horário permitido por lei
*Participar das atividades familiares e comunitários
*Amar as pessoas com quem convive
*Respeitar a si mesmo e todas as pessoas independentes de raça, cor, sexo, religião, classe social ou idade
*Ajudar nas tarefas de casa (arrumar seu quarto, secar a louça entre outras tarefas domésticas isso se chama “educação doméstica” Ir á escola com frequencia
*Participar das atividades educacionais, culturais, esportivas e lazer
*Respeitar seus educadores e funcionários da escola
*Estudar em horários fora da escola (em casa e bibliotecas)
*Fazer as tarefas diariamente
*Perguntar ao professor quando tiver dúvida
*Respeitar os colegas de classe
*Ser organizado com seus materiais
*Manter a escola limpa
*Estudar com disciplina e postura
*Cumprir com os compromissos escolares
*Usar uniforme
*No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criança e o acesso ás fontes de cultura.
*Os municípios, com apoio dos Estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para as programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude (artigos 58 e 59 do ECA );
     Participação especial: Ana Paula Wanderley

Comentários

  1. otimo !!!
    me ajudou muito em fazer um trabalho...
    e agora eu sei os verdadeiros direitos e deveres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pooooode creeer meninaas ajudoou mto..

      Excluir
    2. A mim tbm. Agora tenho ki procurar os direitos e deveres do idoso.

      Excluir
    3. nossa isso me ajudou muito a fazer um trabalho escolar

      Excluir
    4. Bom demais; vou fazer uma palestra baseado nesse texto, valeu mesmo!

      Excluir
  2. Fiz várias pesquisas e encontrava só os diretos da criança, mas finalmente aqui encontrei quais são os deveres das crianças e dos adolescentes.Ufa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem adorei gostei muito eu aprendi muita coisas com esse dever..
      esse dever ensina muitas coisas legais

      Excluir
    2. Acho muito importante que todas as pessoas saibam muito a respeito dos "DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE " e sugiro, (se ainda não existe,), que o GOVERNO publique "CARTILHAS" sobre o assunto e que em REUNIÃO com PAIS e FILHOS, nas ESCOLAS, DIRETORES ou PROFESSORES com AUTORIZAÇÃO da DIREÇÃO da ESCOLA distribuam-nas GRATUITAMENTE . EU, PARTICULARMENTE, desejo comprar o livro(DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ) . Existe em LIVRARIAS ? já existente

      Excluir
  3. gentee eu preciso saber o que fazer quando ha algum maltrato a criança e ao adolescente

    ResponderExcluir
  4. denunciar ao conselho tutelar, é uma... DISQUE 100 DIREITOS HUMANOS

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por colocar esses assuntos, tó precisando estudar muito isto.

    ResponderExcluir
  6. eu gostei muito desse saite el me imsino muita coisa boa e,eu sei os meus diritos e deveres esse que fez essa saite ta de parabems

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito por além das crianças só terem deveres também tem muitos direitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem gostei bastante devemos respeita e ser respeitado

      Excluir
  8. Leguau gostei muito de saber os meus direitos,agora que sei vou requerelos por direito meu,Brasil ordem e progresso..

    ResponderExcluir
  9. adorei só que estou com uma duvida. os adolecentes +o- com 13 anos podem namorar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lucio você tem que pedir aos seus responsavei se pode namorar cada familia diz uma coisa

      Excluir
  10. Gostei bastante dos direitos e deveres disponibilizados nesse espaço.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado Gabriel, Acredito em um mundo melhor e amo o Ser Humano. Abraços, se você quiser me siga também no facebook http://www.facebook.com/DEPENDEDENOS

    https://twitter.com/#!/dependedenosnl

    ResponderExcluir
  12. Agradeço todos os comentários a cima, Um abraço a cada um de vocês.

    ResponderExcluir
  13. Lucio, Adolescentes que querem namorar devem conversar com os pais ou quem seja o responsável; cada um pensa de uma maneira diferente e no âmbito familiar é o melhor lugar para se tratar destes assuntos.

    ResponderExcluir
  14. Todos vocês que comentaram e que me seguem por aqui um abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
  15. obrigado tava precisando eu tenho que fazer uma redaçao sobre isso

    ResponderExcluir
  16. O que fazer quando a adolescente bate em sua mae, irmãos, grita, xinga mae e irmaos, bagunça a casa e nao vai a escola??? e ainda fica no telefone ate 04:00 da manha falando obscenidades no telefone com homens. O que essa mãe tem que fazer qual o passo que ela deve dar? Preciso de ajuda para orientar minha auxiliar.

    ResponderExcluir
  17. Roberta,agradeço a tua participação e espero que me desculpe pela demora em responde-la. Veja bem, para responde-la com uma precisão maior preciso de mais detalhes... mas diante do que você expôs é o seguinte, por mais difícil e ABSURDO que pareça, se realmente a garota for adolescente ou seja ter de 12 anos acima; bater na mãe, irmãos ou quem quer que seja é considerado ato infracional e como tal deve ser registrado um Boletim de Ocorrência, mostra que toda ação tem uma reação. Os limites tem que ser ensinados e também é importante fazer valer a autoridade da mãe... ficar no telefone e /ou internet pela madrugada também deve ser controlada pela mãe, a mãe tem que se impor como autoridade ate por que se o teor da conversa é como você descreveu obscenos a adolescente pode estar sendo vitima de aliciadores. Procure apoio do Conselho Tutelar de sua cidade, os Conselheiros tem o dever de auxilia-los na proteção, promoção e defesa desta adolescente. Espero te-la auxiliado,Um abraço de paz e luz. Qualquer duvida pode enviar um e-mail: isleipeixoto@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  18. Esta lei dispõe sobre a proteção integral á criança e ao adolescente, considera-se criança, para efeitos desta lei, a pessoa até doze(12) anos de idade incompletos e adolescentes aquela entre doze (12) e dezoito (18) anos de idade. (Art. 1º e 2º do ECA).”

    ResponderExcluir
  19. olha gostei muito do site
    mi ajudou muito...
    obrigada

    ResponderExcluir
  20. Ótimo me ajudou muito a fazer um trabalho de espanhol mt obrigado

    ResponderExcluir
  21. Valeu, me ajudou muito! Consegui fazer meu trabalho de filosofia!

    =]

    ResponderExcluir
  22. Fico feliz em saber que as Escolas tem abordado este tema e mais ainda por estar contribuindo de alguma forma. Convido aos seguidores a visitarem nossa pagina no face https://www.facebook.com/CriancaEAdolescenteDependeDeNos
    Um abraço de paz e luz

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde gostaria de imprimir este artigo para meu filho ler ANA CRISTINA de SAÕ PAULO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique a vontade Ana Cristina, o importante é o desenvolvimento adequado as nossas crianças e adolescentes. Estou as ordens, precisando conte comigo,
      isleipeixoto@hotmail.com

      https://www.facebook.com/DEPENDEDENOS

      https://www.facebook.com/CriancaEAdolescenteDependeDeNos

      @dependedenosnl

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  24. OTIMO FOI BOM EU GOSTEI

    ResponderExcluir
  25. obrigado pela publicação!!!

    ResponderExcluir
  26. nossa valeu eu estava precisivano muito disto

    ResponderExcluir
  27. ah que coisa nao tem o que eu quero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra quer vc entrou nesse sait se vc acha lezo anta

      Excluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. gostei muito desse sait muito legal é bom pra faze trabalhos e etc..

    ResponderExcluir
  30. pra mim foi muito útil estou fazendo um traalho sobre deveres

    ResponderExcluir
  31. Valew maesmo em, me ajudou a fazer um trabalho sobre deveres da crianças e dos adolescentes, Valew mesmooo...

    ResponderExcluir
  32. obg ajudou no trabalho da escola

    ResponderExcluir
  33. Respostas
    1. -, # Me ajudou mt coom o meu trabalho de ireitos e Deveres !!!!

      Excluir
  34. adorei!!!!!!eu q soouuu adolescente,tenhos deveres e direitos a serem exigidos...

    parabéns ao ECA

    ResponderExcluir
  35. O que devo fazer, ao tomar conhecimento de abusos praticados contra crianças e adolescentes?

    ResponderExcluir
  36. Ao tomar conhecimento de suspeita de abuso e exploração sexual contra criança ou adolescente qualquer cidadão pode denunciar no disque 100, policia militar ou civil, Conselho tutelar de sua cidade. A denuncia pode ser anonima o MAIS IMPORTANTE É A PROTEÇÃO. Grande abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
  37. eee mim ajudo muito para um trabalho ''ok''

    ResponderExcluir
  38. me ajudou pra um trabalho de ultima hora muito bom

    ResponderExcluir
  39. João, fico feliz que tenha encontrado aqui em nosso blog o que precisava. Um abraço conte sempre comigo.
    Aproveito e convido você para visitar e curtir a nossa pagina https://www.facebook.com/CriancaEAdolescenteDependeDeNos?fref=ts
    Abraços de paz,luz e BENÇÃOS INFINITAS

    ResponderExcluir
  40. e se a criança é mau educada? violentas? não tem limites em casa? como os professores devem trabalhar com esse tipo de crianças? que não tem respeito algum pelos professores, que jogam coisas nos colegas de classes e nos professores? como devemos agir nesse tipo de situação, onde chamar os pais para conversar não adianta de nada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Élton Reis , boa tarde foram varias as situações apontadas por você gostaria muito de contribuir, mas para faze-lo preciso de mais detalhes para não cometer equívocos ou ate mesmo ser injusta. Sendo assim caso queira pode enviar suas duvidas por E-mail isleipeixoto@hotmail.com e vamos nos falando, abraços de paz,luz e Bençãos Infinitas

      Excluir
  41. Valeu foi muito util na minha pesquisa de FAI xpero k continuem assim.... PAZ E BEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeovane Fico feliz que tenha encontrado o que procurava , abraços de paz,luz e BENÇÃOS INFINITAS

      Excluir
  42. Parabéns esse texto de vcs pequeno e muito agiu me ajudou parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, agradeço sua participação , feliz por ter podido lhe ajudar! Precisando conte comigo,pois vou contar com você (sorrisos) Abraço de paz e luz!

      Excluir
  43. gostei muito , pequei isso pra fazer o meu trabalho sobre o eca,vc ta de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado , obrigado! Abraço de paz e luz

      Excluir
  44. quem trabalha em colégio,principalmente os diciplinários(as) deve, ler com calma porque tem criança que acha que vc nem pode encostar nela e já grita tira as mão de mim porque vc não pode me encostar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Educar é um exercício diário, temos que aprender ao ensinar e ensinar para aprender ... Abraço de paz e luz! Agradeço a tua participação.

      Excluir
  45. gostei das descricoes aqui feita, ajudou me muito no meu trabalho. obrigado

    ResponderExcluir
  46. Obrigado! Muito bom que você gostou... abraços de paz e luz

    ResponderExcluir
  47. olá boa tarde! tenho uma filha de oito anos, eu me separei quando ela tinha 6 anos devido uso do pai de (drogas e álcool ) envolvimento com trafico entre outros. A justiça finalizou com saidas e ate visitas onde o Pai poderia leva-la caso ela quisesse ir . Porem ela se nega , enfrentando medo por motivos vividos e observados da atitude do Pai perante familia e a ela mesmo. Gostaria de saber se eu poderia entrar por motivo de uso de drogas esse tanto comentando e não teve se quer peso ao finalizar o processo.Continua os gritos em telefone e ameças com ela por nao querer sair sozinha mesmo encontrando e tendo convivencia entre uma saida ( ao meu lado ) e uso de telefones. Espero retorno obrigada

    ResponderExcluir
  48. Olá boa tarde ! Desculpe a demora em responde la ...
    Espero sinceramente que tenha conseguido resolver a situação narrada, caso contrario passo a sugerir algumas coisas.
    Primeiramente o dialogo , mesmo que difícil sempre é o melhor caminho. Segundo se oriente com o teu advogado, defensor , a pessoa responsável pela ação judicial. Procure também o conselho tutelar, o CREAS ou CRAS,.. muito difícil manifestar por aqui sem conhecer o caso concreto, mas me coloco ainda a disposição em minha pagina do face - Islei Peixoto. Grande abraço de paz,luz e Bençãos infinitas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Forum da Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte de Conselheiros e ex Conselheiros Tutelares

Os Filhos do lixo