PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA LIMA E CONSELHO TUTELAR UNIDOS NO ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE


I Seminário Municipal de enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente: “Notificar é proteger e bem cuidar”
O Estatuto da Criança e do Adolescente especifica que toda criança deverá estar protegida de ações que possam prejudicar seu desenvolvimento. No entanto, a realidade de violação a esse direito atinge uma parcela significativa de crianças e adolescentes, que vivem em seu cotidiano várias formas de violência e maus-tratos.
Considerando que a definição de uma política eficiente no enfretamento da violência passa pelo envolvimento de diversos e estratégicos atores sociais, entre eles os profissionais das áreas da saúde, da educação e da assistência social para atuar na defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente, a Prefeitura Municipal de Nova Lima através do Conselho Tutelar, da Secretaria Municipal de Ação Social, da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação vem promover o I Seminário Municipal de enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente com o objetivo de consolidar um sistema único de notificação e de atendimento além de sensibilizar e conscientizar os profissionais da importância deste processo e principalmente da disponibilidade para tomar atitudes mediante  tal situação.
O evento visa também, o lançamento oficial do Manual de Prevenção e Notificação de Maus-tratos contra Crianças e Adolescentes e a implantação da Ficha de Notificação Compulsória de casos suspeitos ou confirmados de maus-tratos e outras violências no Município.
Objetivos específicos:
·         Conscientizar os gestores e os profissionais da saúde, educação e assistência social, quanto à importância da notificação para a produção de subsídios à elaboração de políticas de prevenção e enfrentamento à violência doméstica.
·         Qualificar os profissionais das áreas da saúde, da educação e da assistência social, quanto à utilização da Ficha de notificação compulsória na rotina dos serviços e do Manual de Prevenção e Notificação de Maus-tratos contra Crianças e Adolescentes como instrutivo.
Público-Alvo: Profissionais da Educação, da Saúde e da Assistência Social da Rede Pública e Privada
Data: 19 de abril de 2013
Local: Teatro Municipal de Nova Lima


Programação:
8:00 –Credenciamento
8:30- Abertura
9:00 - Tema: A atuação da justiça infanto-juvenil e o atendimento às vítimas de ofensas sexuais (Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais – Dr. Carlos José e Silva Fortes - Casé)
9:40 - Tema: Os tipos de violência contra crianças e adolescentes, as modalidades de enfrentamento pela rede de proteção e a constituição da rede em Nova Lima (Psicólogo do CREAS- Marcelo Gomes Pereira Júnior)
10:50 - Apresentação do Circo de Todo Mundo 
11:00 -Tema: Identificando os aspectos físicos de lesão em crianças e adolescentes vítimas da violência; (Médica Legista do PML – Dra. Yara Vieira Lemos)
 11:40 às 12:00Mesa Redonda I – Adriano Alisson Vaz
12:00 às 13:30 - Almoço - Livre
13:30 - Tema: O papel do Conselho Tutelar e dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente no enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil (Promotora de Justiça do Estado de Minas Gerais - Dra. Maria de Lurdes Rodrigues Santa Gema)
14:10 - Tema: O papel do profissional de saúde no reconhecimento de maus-tratos contra crianças e adolescentes: atendimento, notificação e encaminhamentos. (Assistente Social - H. João XXIII - Dra. Fernanda Flaviana de Souza Martins)
14:55 -  Apresentação do Circo de Todo Mundo  - Intervalo
15:15 - Tema: A Escola e as crianças e os adolescentes vítimas de violência: identificação, abordagem, notificação e encaminhamentos; (Prof. Dr. Walter Ude -Faculdade de Educação da UFMG)
15:55 - Tema: A Ética na abordagem do problema na notificação; (Dra. Glória Maria Ferreira Duarte - Delegada Regional Nova Lima)
16:35  -   Apresentação do Circo de Todo Mundo
16:40 - Tema: A Infância e Adolescência no Brasil: Aspectos legais, sociais e o processo de Notificação de violência ao Conselho Tutelar e os  respectivos procedimentos (Assistente Social e Advogada - Denise Andréia de Oliveira Avelino - Casa Novella)
17:20 - Mesa Redonda II - Coordenador: Haender Rosa

Coordenação do seminário:
Vanda Mônica Pereira Galdino
Assessoria Técnica do Conselho Tutelar
Conselheiros Tutelares :
José Doroteu Martiniano      
Islei Aparecida Peixoto    
Maria Amable S. Serretti    
Nora Helena Ferreira da Silva 
Edirlayne da Silva Garcias                                
Maria Aparecida Pereira Barbosa    
 Vera Lucia Viana Miranda


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes

Forum da Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte de Conselheiros e ex Conselheiros Tutelares

Os Filhos do lixo