Primeiro processo de escolha Unificado, para escolha dos membros do conselho tutelar.




No dia 04 de outubro todo cidadão brasileiro a partir dos 16 anos de idade que possui titulo eleitoral vai ter a oportunidade de escolher 5 cidadãos que assumirão a função (não é cargo) de conselheiro tutelar por um período de  4 anos como seus representantes da Promoção,Proteção e Garantia dos Direitos de Criança e Adolescente.
O Conselho Tutelar é um órgão autônomo não jurisdicional encarregado pela sociedade de zelar pelos direitos de criança e adolescente. É autônomo em suas decisões, não tem e nem deve ter vinculo politico partidário, seu principal e único compromisso é a proteção e garantia dos direitos de criança e o adolescente.  Exigir (com respeito) a execução das politicas de atendimento voltadas para tais sujeitos de direito.

Em Nova Lima MG,minha cidade natal e  aonde tive a oportunidade de exercer a função de conselheira tutelar , por 6 anos , sendo sempre atuante e fazendo valer cada voto a mim confiado, o processo iniciou um pouco tarde, o CMDCA mesmo sobre varias provocações do Conselho Tutelar , somente publicizou o edital apos solicitação do MP, em final de julho. Enquanto representante dos conselheiros tutelares no fórum estatual , percebi inúmeras falhas no edital, dentre estas falhas destaco principalmente a ausência do teste psicotécnico ...
O CMDCA , pecou também em não encaminhar ao executivo e ao legislativo minuta de adequação da lei municipal em consonância com a federal  , em tempo hábil, só o fazendo  semanas antes de se iniciar o processo. Sendo assim, a lei Municipal que rege o funcionamento do Conselho Tutelar continua totalmente desatualizada, abrindo assim precedentes para vários questionamentos e entendimentos diversos...
Quero manifestar aqui meu desagrado com membros do CMDCA local, uma vez que Como responsável deste bolg e  coordenadora administrativa do Fórum da Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte , solicitei , a comissão responsável pelo processo de escolha pessoalmente e via e-mail ,   os contatos dos atuais candidatos , tendo como objetivo realizar uma roda de conversa   e publicizar neste veiculo fotos e nomes para conhecimento da população e não obtive exito , nem mesmo uma resposta .
Vejo como despreparo e desconhecimento de alguns conselheiros , do verdadeiro sentido deste processo e da relevância do mesmo.

No dia de ontem e ainda buscando cumprir com minha função enquanto administradora deste bolg e com meu compromisso para com meus seguidores, tentei conseguir uma copia do cartaz com as foto e numero dos candidatos assim como me foi concedido em gestões anteriores e que você podem encontrar neste bolg. Bom! Não me dando por vencida , solicitei permissão para tirar uma foto do cartaz, sem muito entusiasmo consegui permissão para faze - lo .
Disponibilizo o mesmo logo abaixo e peço desculpa pela má qualidade , mas como já dito , não tive culpa.
Deixo para vocês uma fala da Ex-ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Maria do Rosário :

PARTICIPE DAS ELEIÇÕES PARA O CONSELHO TUTELAR
O Conselho Tutelar é o órgão responsável pelo primeiro atendimento à criança e ao 
adolescente. Daí a importância da escolha de pessoas qualificadas. A primeira eleição 
unificada acontece no dia 04/10 em todo o país. Ajude a escolher conselheiros capazes de 
garantir os direitos das crianças e adolescentes.



Atuar como conselheiro tutelar é um gesto de cidadania e amor ao ser humano infanto 

juvenil. Islei Peixoto . 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes

Forum da Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte de Conselheiros e ex Conselheiros Tutelares

Os Filhos do lixo