Primeiro Processo de Escolha Unificado para escolha dos membros do Conselho Tutelar


Pessoal, amigos e seguidores , 

No próximo dia 4 de Outubro vai acontecer em todo o Brasil o 1º Processo de Escolha a nível Nacional para escolha dos membros do Conselho Tutelar, processo este muitíssimo aguardado pela classe tutelar. 
Para tratarmos desta temática é importante relembrar e esclarecer alguns pontos, ou seja, o Processo de Escolha Unificado para escolha de membros do conselho tutelar foi aprovado com a lei federal 12696 / 12 que alterou os artigos 132, 134 , 135 e 139  do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA , esta lei foi aprovada em 25 de julho de 2012 , entrando em vigor dia 26 de Julho do mesmo ano .                                                                                         
Todas as alterações são de suma importância no que diz respeito ao Conselho Tutelar , pois, os citados árticos tratam exclusivamente deste órgão. Assim que a Lei entrou em vigor Conselheiros Tutelares diretamente ou por intermédio de seus representantes legais iniciaram uma verdadeira maratona na tentativa de que os diversos Municípios Brasileiros adequassem a lei e automaticamente se preparassem para o tão esperado processo. Mas ao que parece os diálogos e o prazo não foram suficientes, encontramos Municípios que nem mesmo iniciaram a elaboração do edital, alguns estão quase em processo de publicizar...                                         
Fato é , o processo vai acontecer e ao que tudo indica com muitíssimas falhas, o que podemos dizer " uma tragedia anunciada " . 
Sem nenhuma pretensão ouso dizer : Teremos no dia 04 de Outubro 2015 , Municípios que NÃO  vão realizar o Processo !
Em se tratando de Município que vai realizar o processo sem adequar a Lei e com um significativo atraso na publicização do edital vou com pesar utilizar como exemplo o Município de Nova Lima - NL , o que faço com grande decepção, pois, venho tentando desde 2012  sensibilizar os responsáveis por adequar a Lei Municipal em consonância com a Lei Federal sem  alcançar exito algum... 
Para o entendimento do leitor, faço abaixo um paralelo da Lei federal 8069 /90 com a  atual e defasada Lei  do Município de NL , Lei Nº 1576/98 

 Lei Federal art. 132
 
Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha.” (NR)                                                                                                   
 
Lei Federal art. 134 Lei municipal ou distrital disporá sobre o local, dia e horário de funcionamento do Conselho Tutelar, inclusive quanto à remuneração dos respectivos membros, aos quais é assegurado o direito a:                                                                       

 Lei Municipal art. 13 Fica criado 01(um) Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão permanente não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da Criança e do Adolescente.                      
§ 2º  Os membros do Conselho Tutelar deverão prestar 40 horas semanais de serviço, incluindo plantões de atendimento nos horários de atendimento nos horários noturnos , fins de semana e feriados, conforme dispuser o seu regimento interno.                                                                                                                                      
Lei Municipal art. 15 O Conselho Tutelar será composto de 05 membros com mandato de 03 anos, permitida uma reeleição .                                  

Observação : O Município de Nova Lima conta hoje com duas unidades de  conselho tutelar em funcionamento , sendo que o 2º não regulamentado em Lei municipal e ainda não reconhecido oficialmente pela SDH - PR .                    
 A Lei municipal ainda considera o mandato de 03 anos. Cada Conselheiro Tutelar trabalha aproximadamente entre 50 a 56 horas semanais.                              
Chegamos ao tão esperado Art. 139.  e seus parágrafos                                                                                                                                                                     
Lei Federal Art. 139 O Processo para escolha dos membros do Conselho Tutelar será estabelecido em lei Municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a fiscalização do Ministério Publico                   § 1º O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar ocorrerá em data unificada em todo o território nacional a cada 4 (quatro) anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial         
§ 2º A posse dos conselheiros tutelares ocorrerá no dia 10 de janeiro do ano subsequente ao processo de escolha.                                                                   
§ 3º No processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, é vedado ao candidato doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive brindes de pequeno valor.” (NR)                                                                                                                                  
Observação : Em Nova Lima, Os responsáveis em manter e realizar o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar vão realizar o processo, cumprindo em parte e desrespeitando em parte a nossa Constituição. Cumpre ainda lhes informar que contrariaram também a resolução 170 do CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente , sendo que desta foi aproveitado alguns árticos "interessantes"...                                                      
Mas o que importa mesmo, é realizar o processo !                                                 

E...  comemorar o Grande Dia ... Afinal ! Vamos escolher aqueles que vão nos representar na Defesa e Garantia dos Direitos de Criança e Adolescente , que por sinal são PRIORIDADE ABSOLUTA ! E... TEM PRIMAZIA NA ELABORAÇÃO DAS POLITICAS PUBLICAS!                                                       
O texto ? HA ! O texto ? Realmente ficou confuso... Porque confuso ...   Esta o processo !                                                                                                          

 PS: Buscando contribuir com aqueles Cidadãos que residem em NL e desejam participar deste 1º Processo Unificado , me comprometo a tentar conseguir uma copia do "Edital " e publicar por aqui... uma vez que no Município diga se de passagem não tem um diário oficial , ops! Temos sim temos o famoso portal ...   Prezados leitores, Comentem, encaminhem suas duvidas e criticas e vamos juntos contribuir com a mudança que queremos ter!                                                                                                                                                                              
Criança e Adolescente Depende de Nós !                                                                                                                                                                                             
Um grande abraço de paz e luz! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Forum da Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte de Conselheiros e ex Conselheiros Tutelares

Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes

Os Filhos do lixo