quinta-feira, 26 de maio de 2011

Grupo de adolescentes e jovens lança Blog sobre direitos

Lançamento ocorreu durante o Seminário sobre panorama da violência com recorte racial
Grupo de adolescentes e jovens lança Blog sobre direitos
Grupo que faz o Blog Juventude Conectada aos Direitos
por Auçuba - Comunicação e Educação, organização integrante da Rede ANDI Brasil em Pernambuco

Foi lançado hoje, no Recife, o Blog Juventude Conectada aos Direitos, ação de comunicação realizada por adolescentes e jovens, integrante do projeto Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O lançamento aconteceu hoje durante o Seminário Juventude diz não ao Racismo, no Ministério Público de Pernambuco, com a presença de adolescentes e jovens de várias regiões do Estado. 

Blog Juventude Conectada aos Direitos é voltado à temática dos direitos de crianças, adolescentes e jovens, com coberturas, notícias, divulgação de campanhas e textos diversos. “Quem acessar o Blog vai encontrar informações sobre vários temas, tirar dúvidas, saber mais sobre seus direitos”, explica Andrielle dos Santos, de 15 anos.  “No Blog também há textos sobre as viagens e os eventos que participamos. Não escrevemos por escrever, ali também está nossa experiência, e nossos encontros com outros jovens”, acrescenta Girlene Teófilo, de 17 anos. O grupo que faz oBlog Juventude Conectada aos Direitos participa de fóruns, redes e articulações, como o Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O racismo, tema do Seminário, está na pauta do debate para a juventude pernambucana, que em 2011 realiza as conferências municipais e Estadual de Políticas da Juventude. As etapas municipais e estaduais das Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente também acontecem no segundo semestre de 2011.  O Seminário Juventude diz não ao Racismo é o primeiro de um ciclo de debates, promovido pela ONG Casa de Passagem e pelo Ministério Público de Pernambuco, com o objetivo de contribuir para a atuação política dos jovens. 

Na ocasião, foi apresentado um panorama da violência contra jovens com recorte racial, com exposição do pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz, autor do estudo Mapa da Violência, e de Sony Santos, secretária de saúde do Recife, apresentando dados da pesquisa Saúde da População Jovem. Segundo os dados apresentados pela Secretária Sony Santos, em 2010, cerca de 70% dos óbitos de jovens entre 15 e 29 anos, no Recife, ocorreu entre a população negra, e 80% dessas mortes têm causas violentas. Entre a população negra jovem do Recife, 80% dos que morrem por causas violentas são homens. A segunda causa de mortes é a AIDS, com índice de mais de 60%. As jovens negras sofrem também com uma maior vitimização pela mortalidade materna em relação às jovens não negras. “O racismo envolve uma série de problemas, como falta de acesso à Universidade, a certos empregos, e muitas violências. O Blog fala de direitos, então é importante fazer o lançamento num evento como esse”, conclui Mayra Kelner, de 15 anos, outra integrante do grupo Juventude Conectada aos Direitos.       

A proposta de criação do Blog integra o Projeto Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizado pelo Auçuba- Comunicação e Educação, através da Rede ANDI Brasil, em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e o Oi Futuro. O projeto promove a comunicação entre conselheiros de direitos e tutelares, sociedade civil e poder publico. A proposta do Blog tem como objetivo apoiar a participação dos adolescentes nas discussões e temáticas dos direitos da criança e do adolescente. “Queremos que o jovem acesse o Blog. Pensamos em criar, por exemplo, um jogo em que as pessoas participem ganhando, ao invés de pontos, os direitos”, exemplifica Sheyla Santos, 16 anos, outra integrante do grupo. 
 

2 comentários:

  1. Olá Isleipeixoto!
    Sucesso ao blog da juventude!
    Parabéns pelo seu trabalho aqui no blog!
    Colha bons dias e tenha uma ótima quinta-feira!

    Convido para que veja e comente o meu Armelau no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    “Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir